Manutenção de Cabine primária

A manutenção preventiva de Cabine primária, visa evitar o aparecimento de qualquer tipo de falha, ou seja, prevenir as quebras. Essa prática não consiste em realizar consertos como no caso das intervenções corretivas, mas sim de evitá-los ao máximo. No setor de energia, esse tipo de manutenção é imprescindível, pois garante o funcionamento dos equipamentos, a confiabilidade e sua segurança.


Nas últimas décadas, essa prática de manutenção ganhou espaço em todo o mundo, mostrando-se eficaz e garantindo a disponibilidade de máquinas e equipamentos. Você tem algumas dúvidas sobre isso? Não se preocupe, a Potencial Serviços Técnicos sabe a importância da manutenção preventiva de equipamentos.

Cabine primária

Manutenção preventiva de equipamentos

Essa prática consiste em manutenções realizadas em máquinas ou equipamentos em intervalos previamente determinados, ou de acordo com especificações do manual do fabricante. No caso de cabines primárias e/ou subestações é proposto paradas anuais para esses tipos de intervenção.


Os serviços são programados e realizados quando os equipamentos ainda estão funcionando, visando que permaneçam dessa forma.


O maior objetivo é reduzir a probabilidade de falhas ou a degradação do equipamento, garantindo o pleno funcionamento da operação, sem perdas de performance ou desgastes prematuros.

Importância da manutenção preventiva

Por ser um procedimento programado, permite o melhor controle das atividades da empresa e o conhecimento prévio dos itens ou recursos necessários para garantir a operação.


Realizando um programa de manutenção preventiva bem definido, consegue-se prever o consumo de materiais, permitindo que a empresa trabalhe com estoque reduzido e não sendo necessários equipamentos sobressalentes.

Vantagens da manutenção preventiva

Cabine primária

Primeiramente, é importante saber que o custo da prevenção é muito menor quando comparado às intervenções corretivas. Isso é muito simples de entender: o que é mais em conta, inspecionar e trocar alguns itens de um equipamento quando em funcionamento ou buscar a causa e solucioná-la em caso de quebra?


Além de ser uma prática mais em conta, a manutenção preventiva evita as quebras e, com isso, aumenta a disponibilidade dos equipamentos. Máquinas indisponíveis afetam a produção ou o funcionamento de qualquer empresa, resultando em maiores gastos e redução nos lucros.

Outra grande vantagem é o fato dela ser programada. Dessa forma, é possível prever os gastos com peças e mão de obra, evitando qualquer surpresa. Além disso, ao conhecer melhor as despesas é possível montar um orçamento mais acertado.

Garantir a confiabilidade

A prevenção é a melhor forma de garantir o pleno funcionamento de equipamentos. Todas as suas intervenções são realizadas em intervalos previamente especificados e que não impactam a operação da empresa.


Essa prática reduz significativamente a probabilidade de falhas, visto que os componentes críticos são substituídos ou inspecionados antes que ocorram quebras. Mas é importante deixar claro que a manutenção preventiva não impede que falhas aconteçam.


Quebras inesperadas podem ocorrer, sendo necessárias intervenções corretivas, porém a chance de elas ocorrerem reduz significativamente. De forma resumida, podemos dizer que a manutenção preventiva garante a confiabilidade do equipamento.


Viu a importância da manutenção preventiva de equipamentos? Agora que você conhece um pouco mais sobre essa prática, compartilhe nas redes sociais e ajude seus colegas a entenderem um pouco mais também! E se ainda restar alguma dúvida, entre em contato conosco.


Você consegue gerenciar as manutenções preventivas na sua empresa? Solicite uma avaliação com um de nossos consultores e veja como podemos te ajudar a controlar melhor essa questão.

Contato

Tire suas dúvidas e peça seu orçamento

Entre em contato

Responderemos o mais rápido possível


Telefone:

(11)2372-4331

faleconosco@servicospotencial.com.br


Horário de atendimento

Atendimento 24 Horas
(11) 96120 – 3305
(11) 99782 – 1071